fbpx Fale Conosco
Clique aqui!
X
Clique aqui e Peça seu Orçamento!
Clique aqui e Peça seu Orçamento!

Como montar um consultório odontológico

Como montar um consultório odontológico

Montar um consultório odontológico, assim como qualquer negócio, exige muito planejamento, envolvendo fatores como análise de mercado, localização, aquisição de equipamentos, contrato com fornecedores e um bom plano de marketing. Além dos fatores mínimos necessários para iniciar o consultório, vale lembrar que empreendimentos desse tipo precisam cumprir ainda uma série de exigências da vigilância sanitária, tais como instalações hidráulicas, sistemas de climatização, coleta de resíduos e etc.

Visto que as universidades capacitam o profissional apenas para o exercício da profissão e não para a realidade do mercado, decidimos organizar uma lista com alguns passos e cuidados que você deve tomar ao abrir um consultório odontológico. Confira!

  1. Plano de negócios

Criar um plano de negócios nada mais é que colocar no papel todos os detalhes do empreendimento, descrevendo as expectativas e dificuldades para iniciar, os possíveis clientes e fornecedores, despesas, quadro de sócios, etc. Em termos gerais, seria uma maneira de simular o empreendimento do ponto de vista prático e burocrático do dia a dia. Ter um plano de negócios bem estruturado não elimina os riscos, mas permite encontrar e corrigir erros antes mesmo do negócio sair do papel. Por isso, deve-se dedicar uma atenção especial durante essa etapa.

  1. Definindo a localização

Para montar um consultório odontológico, é preciso estar atento à localização do imóvel. O ponto precisa atender às expectativas e dificuldades do seu público-alvo, ou seja, se o atendimento é voltado especificamente para crianças e idosos, é necessário verificar o tráfego de carros na região, o limite de velocidade das vias, semáforos, faixas de pedestres, entre outros. Outro detalhe muito importante a ser verificado é se o acesso ao local é fácil tanto para quem usa meio de transporte próprio, quanto para quem utiliza o transporte público. Uma consulta junto a corretores de imóveis e imobiliárias pode ajudar a definir a localização ideal para seu consultório odontológico.

  1. Infraestrutura do imóvel

Segundo a Anvisa, a infraestrutura de um consultório odontológico deve ser apoiada pelas bases técnicas de segurança da arquitetura e engenharia, de forma que previnam riscos e ofereçam maior qualidade aos serviços que serão prestados no local. Sendo assim, se o imóvel pertencer a terceiros, verifique se existe a possibilidade de fazer tais adaptações na infraestrutura. Caso o imóvel pertencer a você, busque realizar as obras antes mesmo da clínica ser aberta para evitar incômodos futuros.

  1. Normas e exigências legais

Para ter autorização de funcionamento, o consultório odontológico precisa cumprir uma série de exigências e normas da vigilância sanitária e demais órgãos responsáveis, entre elas: uso de lixeira com pedal, saco de lixo especial para material infectante, coleta regular de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) por uma empresa certificada, uniformes e equipamentos de proteção individual, etc. As exigências são muitas e devem ser cumpridas para garantir a segurança de profissionais e pacientes.

  1. Equipamentos e produtos odontológicos

Não podemos esquecer, é claro, dos equipamentos básicos para montar um consultório odontológico, como cadeira, pedal multifuncional, compressor, autoclave, etc. Além disso, os materiais odontológicos que serão utilizados durante os atendimentos também precisam ser incluídos nessa lista, tais como enxertos ósseos, brocas, afastadores, descartáveis, braquetes, arcos, dentre muitos outros.

É muito importante ter um fornecedor de produtos odontológicos ágil e de confiança para que o estoque esteja sempre abastecido durante os atendimentos. Nesse quesito, a QualiDental é referência no comércio de produtos para dentistas, consultórios e clínicas odontológicas, oferecendo desde materiais descartáveis para uso diário a equipamentos de última geração como os micromotores da NSK.

Acompanhe nosso blog, pois em breve postaremos novos artigos sobre abertura e gestão de consultórios e clínicas odontológicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *